terça-feira, 20 de julho de 2010

Notícias da Prefeitura de Leopoldina

PREFEITURA CONTRATA MÁQUINAS PARA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

Consciente de que a manutenção das estradas vicinais do município é uma das principais reivindicações do homem do campo, a Administração Municipal vai investir maciçamente nesta área e a expectativa é de que haja uma considerável melhoria no estado de conservação das estradas até o início do período das chuvas. A informação é do vice-prefeito João Ricardo Mothé Fernandes que reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo Governo Municipal. “Leopoldina possui uma área territorial imensa e os recursos são escassos. Apenas para se ter uma ideia, Ubá, cujo orçamento é quatro vezes maior do que Leopoldina, possui uma área territorial três vezes menor do que o nosso município”.
Mesmo diante das dificuldades, João Ricardo fala com otimismo sobre a solução desse problema. “Nós lutamos com essas dificuldades, mas eu acredito muito na dedicação e no empenho para resolver os problemas. Dentro em breve nós teremos estradas que propiciem mais conforto e maior rapidez no escoamento da produção”, frisou.
Tanto otimismo é facilmente justificado. A Prefeitura de Leopoldina acaba de realizar uma licitação na modalidade de pregão para a contratação de empresa especializada para locação de máquinas motoniveladoras com potência de no mínimo 125 HP para 2000 (duas) mil horas produtivas de serviços de patrolamento em estradas vicinais no município. A Empresa vencedora foi a TCM Terraplenagem Construções e Máquinas Ltda, de Betim-MG, que apresentou o menor custo de R$144,00 a hora, perfazendo um total de R$288.000,00 (duzentos e oitenta e oito mil reais).
João Ricardo explicou que uma das exigências da Administração era de que as máquinas contratadas tivessem até quatro anos de uso para proporcionarem maior agilidade e produtividade no serviço. Ele informou que as novas máquinas trabalharão em sistema de comboio com as máquinas da Prefeitura para atender plenamente cada região. “Hoje temos três máquinas recuperadas e trabalhando. Até o início das chuvas, as estradas estarão em condições muito melhores do que o ano passado”, garantiu.
O vice-prefeito informou que tem acompanhado de perto o serviço de manutenção das estradas do município. Recentemente ele esteve na região da Braúna, que há anos não recebia manutenção nas estradas, e constatou que o serviço feito pelos funcionários da prefeitura foi de boa qualidade. “Nós queremos fazer serviço de qualidade, às vezes fazendo um pouco menos, mas com qualidade. Não adianta fazer muito e o serviço se perder porque não foi feito adequadamente”, ressaltou João Ricardo.



TÉCNICOS DA UFV VISITAM LEOPOLDINA E ORIENTAM SOBRE ATERRO SANITÁRIO

Com o objetivo de se reunirem com as autoridades municipais e discutirem sobre a viabilidade da construção de um aterro sanitário, no último dia 9/07, estiveram visitando o município de Leopoldina os professores-doutores em engenharia civil da Universidade Federal de Viçosa, Roberto Azevedo e Eduardo Marques. Acompanhados pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Darcy Luís Vasconcelos de Resende, os técnicos estiveram reunidos com o prefeito Bené Guedes discutindo a viabilidade da implantação de um aterro sanitário e sua contribuição para a melhoria dos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população. Também participaram do encontro Fernando Pires, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente, e Ricardo Souza Oliveira, da Secretaria de Obras.
Durante a reunião, Bené Guedes deixou claro que o município considera como prioridade a instalação do aterro sanitário por se tratar de um importante investimento que proporcionará melhoria do meio ambiente local. Darcy Resende adiantou que o governo está pronto para estabelecer parcerias que visem ao desenvolvimento de ações significativas na busca de soluções para as questões ambientais.
Em seguida, Darcy Resende acompanhou os professores numa visita técnica ao atual aterro controlado de Leopoldina que está localizado no km 753 da Rodovia BR 116. Após analisarem o local, os técnicos constataram que a área é propícia para a construção de um aterro sanitário com vida útil de aproximadamente 30 anos, o que seria um avanço da parte ambiental do município.
Segundo o secretário, os dados colhidos no local foram encaminhados para a Universidade Federal de Viçosa para elaboração de projeto. Darcy Resende anunciou que o município já tem como garantir os recursos necessários para a concretização desse projeto. “A implantação do aterro sanitário representará um avanço para Leopoldina, pois solucionará problemas de impacto ambiental, visto que a questão do lixo é um tormento para a maioria dos municípios”, concluiu Darcy Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que seu comentário seja postado, não esqueça de colocar o seu nome e a sua cidade.
Agradecemos a sua participação!